GX do Brasil presente de 05 a 09 de Fevereiro de 2018

GX Do Brasil Extrusoras, prensas e filtros

Prensas

Filtros

Extrusoras Bronto

Informação Técnica


Perguntas mais frequentes


Vídeos

Que é o Extrusado-Prensado de soja?

É o processo pelo qual o óleo bruto é extraído e o farelo de soja passa por um processo de desativação em uma extrusora que aquece e rompe o grão, que o prepara para extrair o máximo de óleo. A prensa pressiona o farelo (pasta) após a extrusão, para produzir o máximo de óleo útil.

A Gx do Brasil trabalha com plantas chaves na mão

Sim, a empresa Gx vende o equipamento e promove a instalação. Trabalhamos com associados que se reunirão em nossa fábrica, com nossa equipe de profissionais, todos com vasta experiência, e se necessário o técnico vai até você. Desta forma você pode reduzir significativamente os custos de montagem.

Por que usar várias prensas pequenas e não apenas uma grande?

As vantagens são várias:
    1) Se obtem mais óleo (2-3% a mais). Isto pode ser equivalente aos gastos operacionais da planta.
    2) A operação desta é mais prática, pode-se parar uma prensa para manutenção sem fechar a fábrica e trabalhar com as outras.
    3) Se obtem um farelo mais fino, que permite o resfriamento mais rápido.
    4) Apenas um operário pode fazer a operação da planta.

Qual é a humidade ideal da soja para o processo?

A humidade ideal do processo para aumentar a extração do óleo está entre 9-10%. A humidade é um parâmetro muito importante no processo, se for acima de 10% a capacidade da extrusora diminui para poder manter a temperatura do processo. E também dificulta a extração de óleo, e aumenta a quantidade de borras de óleo. Se calcula que a cada 1 % de humidade extra diminui 10 graus centigrados de temperatura. Se ao contrário a humidade fosse muito baixa, a temperatura poderia subir muito e queimar o farelo, diminuindo a digestibilidade da proteína (reação de Maillard).

Se pode Extrusar a soja com 13 % ou mais de humidade?

Sim pode, porem não se recomenda. Trabalhar com alta humidade no grão reduzira a capacidade da extrusora, dificultando a extração do óleo e aumentara o nível de borras.

Quantos operários requer uma planta de 1000/2000 kg/h (1 ou 2 linhas de produção)?

Apenas um operário capacitado pode operar esta planta. O processo é muito estável e não requer muita supervisão. Somente no processo de carregamento de farelo, o óleo pode necessitar de um ajudante.

Qual a garantia que a Gx oferece por seus equipamentos?

Gx do Brasil oferece um ano de garantia em todos os equipamentos e peças que vende. A garantia é valida a partir do funcionamento dos equipamentos e cobre as partes defeituosas com o uso correto dos equipamentos.

Se necessário peças de reposição?

Gx do Brasil dispõem de um amplo estoque de peças para seus equipamentos. E entregamos em todo o país.

É necessário partir o grão antes de Extrusar?

Não é necessário partir o grão antes de passar na extrusora devido a sua tecnologia. O processo de partir os grãos gera muitas micropartículas que passão junto com óleo, e dificulta o seu tratamento.

Qual é a temperatura boa para o trabalho?

Depende do grau de humidade do grão. A regra geral manda girar em torno dos 135-140º C. Para obter uma desativação adequada da soja.

Para que serve o farelo obtido?

O vulgarmente chamado de "pellet" vem das grandes oleadoras, e é obtido pelo processo de extracção do óleo, com um solvente (geralmente hexano). Este produto contem tipicamente uma gordura residual de 1-2%. O bagaço é obtido pelo método do extrudido, comprimido, sem aditivos químicos, e contem entre 5-7% de matéria gorda. A principal diferença está no conteúdo de gordura, que fornece energia e gordura na dieta. Mais importante é o grau de utilização da proteína contida, medido pela digestibilidade, que é inferior no sedimento obtido pela extrudido prensado bagaço. Além disso, muito pequenas pastilhas contendo hexano que não pode ser recuperado partes e pode entrar no tecido animal quando consumido.

Que quantidade de óleo de soja obtenho pelo processo de Extrusado-Prensado?

O farelo de soja obtido é muito usado para alimentação animal (e em alguns casos humana), e está substituindo outras fontes de proteína, especialmente na produção de aves, suínos e bovinos.

Qual a diferença entre o farelo obtido por extrusão e prensagem e o farelo obtido por extração de óleo por solvente (Pellet)?

O normalmente chamado “Pellet” de soja é fabricado pelas grandes indústrias de óleo, que se obtém através do processo de extração de óleo com solvente orgânico. O solvente utilizado atualmente é o hexano. Este produto tipicamente contem 1-2% de matéria gorda. O farelo integral (com todo óleo) e semi-integral (5-7% de óleo é 44-47% proteína) é obtido por processo de extrusão e posterior prensagem. As maiores vantagens destes produtos é a maior digestibilidade da proteína (+90%), maior energia, controle sobre a qualidade da proteína e ausência de produtos químicos que podem ser absorvidos pelos animais.

Quanto de óleo obtenho da soja mediante o processo de Extrusão e Prensagem?

Depende do óleo contido no grão, na variedade da soja utilizada, da humidade e temperatura de trabalho, e da manutenção dos equipamentos. O rendimento é de 15% de todo óleo que contido no farelo.

Qual a quantidade de óleo que fica no farelo?

Normalmente a quantidade de óleo dependera dos mesmos fatores atendidos. Em geral entre 5-7%.

Qual a força necessária de energia elétrica para uma planta de 25 Toneladas dia?

É recomendado um transformador de 200 kva. Na entrada da planta.

Qual o consumo elétrico utilizado no processo?

O processo de extrusão e prensagem de soja consome media de 100kw/toneladas de soja processada incluindo todos os equipamentos envolvidos.

Qual o tipo de óleo que obtenho?

Obtém-se o óleo bruto da soja. O mesmo pode ser degomado adicionando água quente 1-2%, o que lhe dará um melhor preço, e conserva melhor as propriedades.

Em que consiste o degomado do óleo bruto?

O óleo de soja contém um alto teor fosfórico (fósforo). O método de Degomagem mais utilizado é o de adição de 1 a 3 % de água no óleo bruto de soja aquecido a 60 Cº – 70 Cº sob constante agitação durante 20 minutos, e o precipitado que se forma é removido por centrifugação. A goma extraída possui 50% de umidade, e são secas sob vácuo à temperatura de 70 Cº – 80 Cº.

Gx do Brasil provê equipamentos para o processo de Degomagem?

Nossa empresa oferece centrifugas de cesto adequado para este processo, com o conhecimento do processo realizado de uma forma eficiente e econômica.

Para que se usa este óleo e qual o seu mercado?

O óleo obtido tem uma cotação diária. Seu uso é múltiplo tanto para alimentos (refinado) quanto para plástico, biodiesel, pinturas etc. Se exporta em grande quantidade e seu mercado tem muita saída.

Este óleo é digestível?

Sim, este óleo é digestível, porem tem um sabor e um cheiro não muito agradável. Por isso se deve refinar para seu consumo.

É necessário filtro para óleo?

Não, em nosso processo não utilizamos filtros para óleo de soja. Mais para outros tipos de óleo como, girassol, canola, amendoim etc. é necessário.

A que preço se vende o óleo?

O preço do óleo pode se consultar de forma diária no site www.cotação.ruralbr.com.br.

A que preço se vende o farelo?

O preço do farelo depende de vários fatores tais como humidade, conteúdo de proteína, matéria gorda que dependem do processo, limpeza e qualidade do grão, e outros como localização geográfica. Os valores estimados podem ser consultados juntamente ao site de verificação de óleo.

É necessário colocar um resfriador para o farelo logo depois de ser prensado?

Não é necessário, devido sua espessura muito fina o farelo se esfria apenas no transporte. Mais se planeja colocar em silo é conveniente o resfriador.

Quando devo trocar peças?

É muito importante manter extrusoras e prensas em boas condições de trabalho, já que um desgaste interno pode conduzir perdas na extração de óleo, e riscos da má desativação do farelo. Caso a extrusora esteja custando para atingir a temperatura ideal de trabalho, é necessário conferir os freios para serem substituídos juntamente com anéis, e á camisa por desgaste. Sim o degaste pode estar relacionado com a limpeza de soja, de humidade etc. Após cerca de 1500 toneladas de uso recomenda-se que mude as restrições. E muito perigoso trabalhar em baixa temperatura (-130ºc), isso pode impedir a desativação correta do farelo. E trabalhar com baixa temperatura prejudica na extração do óleo, com números importantes. No caso das prensas, devem-se analisar com frequência o nível da matéria gorda e ao mesmo tempo examinar o nível de extração de óleo. Se o aumento for (>6,5% a 7%), deve examinar o interior das prensas e possivelmente mudar os cilindros e anéis. A perda de 1% de óleo na prensa é uma produção de 25 ton. 250 kg de óleo por dia.